domingo, 6 de setembro de 2009

Ansiedades

ansiedade | s. f.

ansiedade
s. f.
1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.




O problema estará, muitas vezes, nas expectativas. As expectativas elevadas, que me fazem sonhar, alto ou nem tanto e que, paradoxalmente, me obrigam a encarar a realidade com maior amargura. Por muito que me dêem alento, acabam, inevitavelmente, por exacerbar as angústias.
Anseio constantemente pelo dia seguinte. Por um dia melhor, por uma reviravolta. Mesmo que nem sempre saiba exactamente como. Será que importa?
Há noites em que mal durmo, sonho constantemente, espero religiosamente. Elevam-se-me de novo as expectativas e a espera acaba por nunca ter fim. Como se percorresse um túnel mal alumiado, que nunca mais acaba. Eu continuo à espera do fim da linha. Desta linha. Para que possa embarcar noutra viagem.

Não tem sido fácil. As minhas angústias, as minhas frustrações. As nossas angústias, as nossas frustrações. Os nossos problemas, que maceram nesta esfera fechada. Não é, de todo, fácil. Mas a força mede-se pelos obstáculos. Melhor, a força advém dos obstáculos.
Não será a primeira fase negra (ou menos iluminada) da minha vida, nem tão-pouco a última. Sei que, a cada dia difícil, fico mais forte, mais sábia. Ficamos mais fortes e mais sábios. Não há experiência com a qual não se aprenda. Amparo-me no meu eterno optimismo para dar passos firmes e esperançosos. Na genuinidade que nos envolve para fortificar e embelezar as raízes. E continuo à espera, porque a espera há-de acabar. Em última instância, esperarei sempre, que a espera também nos move.

Não é fácil, mas que piada teria se fosse?

2 comentários:

  1. Não, não é fácil, mas há que seguir sempre em frente e não baixar a cabeça.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. sensação familiar...
    beautifully put into words, my dear.

    ResponderEliminar